Bem meninas, o assunto que eu trago hoje a vocês é tanto delicado: Doação de Medula Ossea! Recentemente uma colega minha (Lidy te adoro!) me falou sobre uma amiguinha dela que sofre de Leucemia... A causa é mais do que nobre! Não é só a doação que conta e sim salvar vidas!
A medula óssea é um tecido esponjoso, que ocupa a cavidade central do osso e onde ocorre o desenvolvimento de células sangüíneas que circulam no sangue. (o que é de extrema importancia para qualquer ser humano).
A Leucemia refere-se a um grupo de doenças complexas e diferentes entre si que afetam a produção dos glóbulos brancos.
Transplante de medula óssea é um procedimento médico da área da hematologia e oncologia que envolve o transplante de células tronco hematopoiéticas provenientes da medula óssea do doador. Esse procedimento é indicado principalmente em doenças da medula óssea e certos tipos de câncer hematológicos.
Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. Para a realização de um transplante de medula óssea é necessário que a compatibilidade entre o doador e receptor seja 100%. A chance de encontrar uma medula compatível no registro brasileiro é em média 1:100.000! Por isso tamanha dificuldade de se encontrar um doador nesses casos, sem contar com a falta de informação das pessoas e sem uma campanha relacionada ao tema!
By: MaaH